MENU

Sobre

Christiano Mascaro é designer, ilustrador e quadrinista pernambucano. Atuando profissionalmente desde o final dos anos 1990, o jornal tem sido uma constante, e talvez a mais importante, mas não a única plataforma para o seu trabalho.

Sua formação passa pelas artes plásticas e jornalismo, iniciando estágio em 1997 no departamento de artes do Diario de Pernambuco. Quatro meses depois, já contratado, passou a exercer as funções de ilustrador e infografista na empresa. Então estudante do curso de Artes Plásticas da UFPE, teve sua iniciação no design produzindo cartilhas e revistas independentes e, paralelamente, na diagramação do jornal.

Em 2002, foi selecionado para participar do Curso Abril de Jornalismo em Design, programa que compreende a imersão de um mês nas redações das revistas do grupo, participando da elaboração e produção da edição de um desses títulos. A partir de então, passou a colaborar com publicações de circulação nacional (Playboy, Super Interessante, Exame, Você S/A, entre outras), como ilustrador freelancer, ao mesmo tempo em que continuou com as atividades no Departamento de Artes do DP.

Em 2005 foi convidado a assumir a coordenação do Departamento de Artes do jornal, que incluía o setor de diagramação, com a missão de reformular o projeto gráfico do periódico e reformatar as equipes daqueles setores. Até o ano de 2015, assinou quatro projetos gráficos, além da consolidação de uma nova editoria de artes/diagramação que resultou em premiações importantes, nacionais e internacionais – quatro Awards of Excellence, concedido pela Society for News Design, algumas edições do Prêmio Cristina Tavares, e a finalíssima do Esso de Jornalismo na categoria Criação Gráfica. Também reformulou outros quatro jornais do grupo Diarios Associados: O Norte, Diario da Borborema, Diario de Natal e o popular Aqui PE.

Além do curso em Artes Plásticas, concluiu o curso de Jornalismo e dois cursos de extensão (Máster) em Jornalismo Digital, um dos quais sobre visualização de dados, no Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICC), em São Paulo. Em 2009 estudou pintura durante 9 meses na Universidade de Montreal, Canadá, durante período sabático.

Como ilustrador e quadrinista, Mascaro colaborou para publicações no Brasil e no exterior, além de participar de exposições e festivais do gênero. Edita desde os anos 2000 a revista de quadrinhos autorais Ragu, premiada em várias edições, figurando entre as mais importantes no Brasil.

Em 2016, convidado a assumir a editoria de artes da Folha de Pernambuco, Mascaro inicia a reformulação do projeto gráfico e editoria de artes do jornal. Desde 2017 integra como pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Design da Informação Jornalística – GRID/UFPE.